5 anos de semeadura

O Espaço Eco- Cultural Semear, dentre outras atividades, funciona também como uma biblioteca.

O Espaço Eco- Cultural Semear, que fica na Ilha Primeira, na Barra da Tijuca, dentre outras atividades, funciona também como uma biblioteca.

O Espaço Eco-Cultural Semear, que fica na Ilha Primeira, na Barra da Tijuca, comemorou dia 11 de Julho, Sábado, seus cinco anos de anos de existência como muito mais que somente um local que tem semeado cultura e sustentabilidade. Isso porque o espaço está repleto de atividades das mais diversas. O aniversário contou ainda com música e um sarau de poesia, dentre outras atividades, envolvendo crianças e adultos. Três matérias sobre o Semear já foram publicadas no Barra da Cultura, na seguinte ordem: “Espaço na Barra semeia cultura e sustentabilidade”, “Salada musical semeadora” e “Artistas e artesãos expuseram seus trabalhos no Espaço Semear Biblioteca”.

O Semear tem tido atividades como curso de inglês, aula de teatro para crianças, rodas de leitura, arte terapia para e crianças adultos, yoga para crianças e meditação para adultos, aula de bateria, feirinha orgânica e ecológica e até jogo RPG para crianças. O espaço ganhou um prêmio de “Ações Locais, edição Rio 450”, pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, em 19 de Março deste ano de 2015.

A multi-instrumentista e professora de música Katy Ribeiro, à esquerda, e a curadora do Espaço Semear, Roberta Ziolli.

Da esquerda para a direita: A multi-instrumentista e professora de música Katy Ribeiro, e a curadora do Espaço Semear, Roberta Ziolli.

Roberta Ziolli, curadora do Semear, disse que durante todo esse tempo de existência o espaço cresceu de forma colaborativa e voluntária: “Não visamos o lucro, todos que aqui colaboram possuem outras atividades financeiras, outros trabalhos”.Porém ela enfatizou que o espaço precisa de uma ajuda financeira: “Precisávamos de alguma ajuda financeira como um patrocínio por exemplo, para podermos pagar as contas e as despesas daqui do local.”

O professor de bateria Felipe Rebello

O baterista e professor de bateria Filipe Rebello

Filipe Rebello é um desses voluntários. Ele dá aulas de bateria para crianças e adolescentes, às quintas-feiras, das 13 às 19 hs. O baterista mora na Ilha Primeira, é vizinho da biblioteca Semear e não poupou elogios ao espaço: “O espaço é uma Ágora para a ilha, onde todos aqui se reúnem e as atividades aglutinam vários grupos”.

A professora e estudante de teatro Layane Marques

A professora e estudante de teatro Layane Marques

Layane Marques é outra voluntária. Estudante de teatro da Uni Rio, conheceu o espaço através do site da universidade, e dá aulas de teatro no Semear para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, às quartas, às 10:00 hs. “O curso só tem dois meses mas os alunos já me pediram para montarmos uma peça”, disse ela, que em Agosto será montada a peça de Dom Quixote.

A professora de música e multi-instrumentista Katy Ribeiro

A professora de música e multi-instrumentista Katy Ribeiro

Katy Ribeiro também colabora no local. Ela é moradora da ilha da Gigóia, multi- instrumentista e professora de música para crianças, do maternal ao quinto ano, no Colégio CEI – Colégio Espaço Integrado, na Barrinha. Katy começará a dar um curso de música no Espaço Semear que será de interação entre pais e filhos, dia 25 de Julho, Sábado, das 11 às 12 hs. “O objetivo desse curso será brincar com ritmos, para desenvolver por exemplo a coordenação motora das crianças.”, disse a musicista, que em suas aulas desenvolve um trabalho que envolve diversos instrumentos, como flauta, violão, piano e principalmente percussão.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s