Aulas de música através do Videogame – Parte 2

Capa do jogo Rocksmith

Capa do jogo Rocksmith

No inicio dos jogos de videogame de música, foram feitas guitarrinhas de plástico com cinco botões, em que o intuito era desenvolver a coordenação da pessoa de acordo com o tempo das músicas. Com a evolução dos videogames, hoje é possível tocar com uma guitarra graças ao Rock band 3 e foram desenvolvidas guitarras especiais para o jogo como mencionado na matéria anterior: “Aulas de música através do video-game – parte 1”. No mais novo jogo de música, o Rocksmith, é possível plugar no seu console, via USB , uma guitarra elétrica de verdade.

Rocksmith é um jogo de videogame de música produzido pela Ubisoft, baseado na tecnologia de Rising Guitar. O principal foco do jogo é permitir aos jogadores conectar praticamente qualquer guitarra elétrica no jogo. Na América do Norte, está disponível plataformas para Playstation 3 e Xbox 360. A do Windows a liberação tem sido repetidamente adiada, e atualmente está agendada para 16 de outubro de 2012.

Uma expansão de graves, adicionando compatibilidade para baixo elétrico, tornou-se disponível em 14 de agosto de 2012. Um segundo lançamento, que integra a expansão de graves, bem como refinamentos adicionais, estarão disponíveis dia 16 de outubro de 2012.

Imagem do jogo em ação.

Imagem do jogo em ação.

Requisitos de hardware

Rocksmith inclui o “Hércules”, adaptador que conecta o padrão 1/4 em (6,35 mm), tomada de saída de uma guitarra a um plug USB que é compatível com PC, Playstation 3 ou Xbox 360. Enquanto quase todas as guitarras elétricas terão a Jack, alguns violões terão hardware adicional, como um captador adicionado para ser compatível. Um pacote que inclui o jogo e o adaptador, uma guitarra Epiphone Les Paul Junior, correia e duas picaretas, também estão disponíveis para Playstation 3 e Xbox 360.

Cabo Rocksmith

Cabo Rocksmith

Características no jogo

Guitarcade

Rocksmith possui um “Guitarcade”, com mini-jogos para ajudar os jogadores a melhorar suas habilidades. Estes jogos são desbloqueados através da aprendizagem de cada “Desafio Técnica”:

  • Ducks é um jogo como Galaga que ensina colocação de escalas em uma seqüência de caracteres “E” baixo elétrico. Nesta versão, os patos fogem para longe do jogador.
  • Super Ducks é semelhante a Patos, mas usa todas as seis cordas da guitarra, e patos vêm na direção do jogador.
  • Scale Runner foca em ensinar escalas padrões. Ele é útil para escritores de música.
  • Quick Pick Dash foca o tremolo, técnica em que o jogador escolhe uma corda o mais rápido possível. Um avestruz corre por um canal adutor de arco-íris que coleta pontos.
  • Big Swing Baseball. O jogador acerta a bola e dobra a nota correta na guitarra no tempo certo, com batidas digitais. Os jogadores, com problemas de lag,  devem tentar um cabo de áudio óptico.
  • Super Slider é um jogo de quebra-cabeça inspirado no Nintendo ‘s Dr. Mario . A corrediça técnica é usada para ter sucesso aqui
  • Dawn of the Chordead mescla acordes para jogar com zumbis. Faça o acorde certo para matar os zumbis .
  • Harmonically Challenged é um “Simon diz”, tipo de jogo que o jogador repete uma série de harmônicos.

Desafios Técnica

Imagem do jogo na tv, as notas vem como nos jogos antigos convencionais e o jogador precisa acertar as notas no tempo certo.

Imagem do jogo na tv, as notas vem como nos jogos antigos convencionais e o jogador precisa acertar as notas no tempo certo.

O jogo ensina doze técnicas diferentes: Sustains, Shifting, Hammer-Ons/Pull-Offs, Slides, Bends, Harmônicas, Restrição, Palm, Tremolo, Acordes Doublestops, Powerchords e Barre Chords. Opções enquanto canções de aprendizagem incluem uma visualização de desafios técnicos que serão utilizados durante o jogo.

Técnicas de baixo incluem Two-finger Plucking, Slapping-and-Popping, 5ths and 8ths, e Syncopation, além de a maioria das técnicas para violão regular.

Repeater Riff

Usando a opção de repetidor Riff , cada música pode ser dividida em Introdução, Versos, Solos, e outros, e o jogador pode aprender em um dos três modos: Free Play, the Leveler, e the Accelerator. Free play vai exigir cada nota a ser tocada independentemente da velocidade. O Leveler vai começar no nível mais baixo atingido antes de jogar, e dar ao jogador trinta chances para acertar. Percentagens aumentam até que o jogador tem no “Mastered” o riff particular. O Accelerator auto-detecta o nível de habilidade do jogador, e retarda o jogo, aumentando gradualmente de velocidade enquanto o jogador consegue tocar todas as notas em cada nível de velocidade. A velocidade também pode ser ajustada manualmente e se manter a esse nível até o final do exercício, ou até que o jogador cancele esta opção.

Modo Amp

Modo Amp, essencialmente, transforma a respectiva plataforma em um amplificador personalizável, com uma ampla variedade de pedais e configurações ampères. Configurações padrão de ampères são adequadas durante o jogo principal para que diferentes tipos de sons, por meio de configurações de modo de amplificador, possam ser alterados, para experimentações. Todos os jogadores podem ativar qualquer um dos três mapeados “tons personalizados”.

Np Amp são dados aos jogadores três slots de pedais em cada uma das três posições diferentes [Pre / / Loop, Post]. Combinações de diferentes pedais e posicionamentos variados podem ser usados para tornar os tons únicos, e estes tons podem ser guardados e utilizados mais tarde, ou no modo de amplificador ou mapeado para um botão e usado durante o jogo.

Há “tons personalizados”, baseado nas músicas “qualified” para serem usados durante o jogo.

Imagem do amplificador virtual do jogo que pode ser totalmente modificado e a distorção da guitarra.

Imagem do amplificador virtual do jogo que pode ser totalmente modificado e a distorção da guitarra.

 

 

 

 

 

Vejam um video com a jogadora Kika_cdm:


 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s