AVC – A vida Continua

Denise (à esquerda) autografando o livro e Elenice

Denise (à esquerda) autografando o livro e Elenice

Muitas pessoas podem achar que quando alguém passa por uma doença,  a vida dessa pessoa pode ficar estagnada, mas não é o que pensam Denise Grein e Elenice Menegon. A primeira escreveu um livro chamado: “A vida continua”, lançado dia 03 de Maio de 2012 na livraria Argumento, no shopping Rio Design, na Barra da Tijuca. O livro é sobre Elenice, artista plástica que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) em 15 de Abril de 2003. A idéia que o livro quer transmitir é que mesmo com um AVC a vida segue, como explica Denise: “O título do livro e a idéia que o livro quer passar é que o que aconteceu no passado  com uma pessoa, é um trampolim para uma nova oportunidade, para dar um salto maior. A vida continua deveria ser o que quer dizer a sigla AVC, que não deve ser encarado como uma doença que paralisa e que a pessoa deve seguir sua vida, podendo ter novos caminhos”

Denise é doutora em educação em matemática pela Universidade Federal do Paraná e é natural desse Estado, vivendo em Curitiba. Ela já publicou livros infantis sobre personalidades paranaenses: Poty – gravurista, Helena Kolody – poeta, Viaro – artista plástioco, De Bona – também artista plástico, Turin – outro artista plástico, Groff – cineasta e Erasmo Pilotto – educador. A escritora também escreveu um material didático para crianças sobre a artista plástica Tarsila do Amaral, publicado pelo Mon – Museu Oscar Niemeyer, que fica em Curitiba – Paraná.

Elenice perdeu o movimento do lado direito e do olho esquerdo e desde então pinta somente com a mão esquerda. Ela é professora e orientadora do grupo Araucária, criado pela artista plástica Neide Alvarenga, em Campinas, São Paulo. O grupo é formado por artistas que residem nessa cidade e outros de Vinhedos, também em São Paulo. A artista é de Paraguaçu Paulista, interior de São Paulo, mora na Barra e há 25 anos no Rio de Janeiro. Formou-se pela escola de Belas artes, em Santa Marcelina, São Paulo, em 1970.

Elenice conheceu Denise através de Neide, em 2005, quando fez uma viagem rápida em Curitiba. No ano seguinte, Denise escreveu um discurso para homenagear Elenice, em uma exposição organizada pelo grupo Araucária. O convite para Denise escrever um livro sobre Elenice veio de Neide em uma exposição em Curitiba, em 2008.

Jacques Reis, representante da AACD, Denise à esquerda e Elenice

Jacques Reis, representante da AACD, Denise à esquerda e Elenice

O livro foi escrito através de entrevistas de Denise com Elenice, de 2008 a 2010 e  terminado em 2011. O livro conta com pinturas feitas por Elenice, com a mão esquerda e direita, antes e depois do AVC. Toda a renda obtida com as vendas do livro será destinada a AACD do Rio de Janeiro – Associação de Assistência à Criança Deficiente. No dia do lançamento estava presente um representante desta entidade, Jacques Reis.

O livro: “A vida Continua” custa R$ 40, publicado pela editora Tairós e pode ser encontrado na livraria Argumento, no Shopping Rio Design, na Barra – Av. das Américas, 7777, lojas 326 a 330.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s