CineClube de curso de alemão no shopping Barra Square

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste Sábado, dia 18 de de Outubro, às 20 hs e com entrada gratuita, o cineclube do curso de alemão BauKurs, no shopping Barra Square, exibe o filme “O Vampiro de Dusseldorf”.

O Vampiro de Düsseldorf foi lançado em 1931 e banido pelos nazistas em 1934. Apenas em 1966 o público teve acesso novamente ao filme. Vencedor do National Board of Review Awards em 1933 na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

Após a exibição haverá uma palestra com o psiquiatra Paulo Henrique Ribeiro Resende Alves. Com formação psicanalítica, é colaborador do Projeto Transversões da Escola de Serviço Social da UFRJ. Paulo foi uma das lideranças da Luta Anti-Manicomial em Minas Gerais e trabalhou com a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras.

O Baukurs ensina alemão no Rio de Janeiro desde 1978. Das primeiras aulas em Ipanema até os cursos temáticos hoje realizados na colorida casa de Botafogo e na simpática sede da Barra da Tijuca, passaram-se já trinta e cinco anos de envolvimento com a língua alemã e de um trabalho incessante na integração cultural entre Brasil e Alemanha.

O nome Baukurs, uma corruptela da palavra alemã Aufbaukurs , foi sugerido por uma aluna em um concurso realizado para escolher como seria chamada a escola. Baukurs significa curso em construção, em uma tradução literal. Todas as professoras aprovaram a sugestão, pois representava a idéia do processo de formação pelo qual passariam os alunos dentro da escola.

A seleção dos filmes neste Cineclube visa montar um panorama existencial e histórico da experiência humana e das abordagens que lidam com a loucura desde o século XIX.

Passa inicialmente pela emergência da psiquiatria, da psicanálise de Freud e da psicologia analítica de Jung. Após, caminha livremente por obras marcantes sobre algumas experiências individuais, familiares e coletivas de vida ou convivência com transtorno mental.

Passa pelo trabalho pioneiro de tratamento alternativo, realizado pela Dra. Nise da Silveira, no Rio de Janeiro, ainda na década de 1940. Daí, traz histórias sensíveis e filmes importantes, que têm como pano de fundo o já longo processo de reforma psiquiátrica, iniciado na década de 1970, de substituição das velhas instituições com características manicomiais, para serviços de atenção psicossocial abertos na comunidade, na Itália e no Brasil. E finalmente, toca na questão das pessoas em situação de rua no Rio de Janeiro, muitos dos quais têm transtornos mentais ou fazem uso de drogas.

Para maiores informações como inscrições no curso Baukurs, bem como sua programação cultural, acesse o site: www.baukurs.com.br

Haverá audio em alemão com legendas em português na exibição do filme.

A entrada no cineclube é franca.

30 lugares disponíveis.

Após a palestra será servido um coquetel.

É necessário fazer reserva pelo telefone: 3328-2050 ou pelo email: baukursbarra@baukurs.com.br.

O Cineclube acontecerá na cobertura 301, bloco 2, do shopping Barra Square – Avenida das Américas, 3555 – Barra da Tijuca.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s