Cuidado ao vender seus produtos na Internet

Você nunca sabe quem está do outro lado da tela do pc comprando o seu produto.

Você nunca sabe quem está do outro lado da tela do pc comprando o seu produto.

Como muitas pessoas sabem, golpes pela internet são mais comuns do que imaginamos, mas o que a maioria precisa saber é que em sites de compras e vendas de produtos golpes também ocorrem, a exemplo de sites como: OLX, Mercado Livre, eBay e outros.

Muitos de nós acreditamos nas propagandas da TV, que oferecem os produtos anunciados na Internet como produtos que funcionam perfeitamente e seguramente sem nenhum defeito. No entanto há situações na vida em que nós tiramos lições e aprendemos algo somente passando por elas, é inevitável.

O site OLX é o maior exemplo de golpe na web. O site possui a propaganda que tem como slogan: “Desapega”, em que se o indivíduo for muito desapegado a aquele produto à venda, este produto pode ser roubado por charlatões na rede.

Você posta seu produto a venda no site, por um preço mais barato que as lojas convencionais, por ser usado, e outras pessoas, sem exibirem seus rostos, começam a entrar em contato com você por email.

Site da Olx, onde os brasileiros sofrem golpes de nigerianos.

Site da Olx, onde os brasileiros sofrem golpes de nigerianos.

Existem relatos na internet sobre um golpista da Nigéria na OLX, em que ele fornece sempre o mesmo endereço, dizendo para outra pessoa o que deseja comprar, mas para fazer a efetuação da compra, ele exige o envio do produto, pois o seu banco precisa de um comprovante de venda. Se o vendedor não mora no país do comprador, no caso na Nigéria, como ele vai saber da burocracia de um banco internacional? Esse golpista diz também que você não pode enviar este produto a cobrar, pois o produto será entregue de presente a alguém no mesmo destino fornecido por ele para o vendedor.

Há relatos invertidos do caso em que o vendedor não promete o que cumpre, promete um produto e vende gato por lebre, ou até mesmo o produto não é entregue, mesmo com a pessoa pagando pelo produto via internet banking.

No final das contas o lesionado sai com a mão no bolso sem nada, pois assina várias clausulas no site em que a OLX não se responsabiliza pelo produto vendido, nem pelas vendas e muito menos de como será vendido. Esta é a desvantagem de anunciar em um classificado grátis, você fica vulnerável a este tipo de golpe onde um nigeriano pode entrar no site brasileiro e se comunicar com você.

Há pessoas de má índole nos sites em que nós freqüentamos, principalmente na rua no nosso dia a dia, e achamos que golpes só acontecem com os outros, até o dia que acontece com nós mesmos.

Dicas:

– Se for vender um produto online, sempre envie pelo correio a cobrar para a pessoa e com rastreador e de preferência no Brasil (rastreador evita extravio dentro até mesmo do correio).

– O mesmo serve para comprar um produto em sites de vendas online: exija o pagamento direto na retirada do produto no correio.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s