Cultura da Barra vai para a Espanha

Pintura de André Torres, retratando a praia da Barra e a Pedra da Gávea ao fundo.

Pintura de André Torres, retratando a praia da Barra e a Pedra da Gávea ao fundo.

André Torres, 34 anos, que tem no surf seu estilo de vida, morador da Barra da Tijuca há 20 anos, formado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá e em Medicina Chinesa pelo IARJ (Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro), trocou há um ano o bairro por Barcelona, na Espanha, e está levando, através de suas pinturas, a arte da Barra para o país europeu.

André disse ao Barra da Cultura que foi morar na Espanha para se aperfeiçoar nas artes plásticas. Lá ele vai a museus e aprende também com os artistas de rua. Ele desenha desde criança mas foi em 2010 que começou a pintar realmente com tela e tinta.

O artista André Torres e suas camisas produzidas através de suas pinturas

O artista André Torres e suas camisas produzidas através de suas pinturas

Em Barcelona, além de vender seus quadros, o artista vende camisas produzidas através de suas pinturas e dá aula de Pilates e sessões de Acupuntura. E não é apenas as artes plásticas brasileira que André está levando para o país europeu. Ele criou e desenvolveu o “Gim.Brá” ou “gimnasia brasileña”, que é uma mistura de capoeira com Yoga, Pilates e ritmos brasileiros.

André faz questão de comentar que usa a educação física, a medicina chinesa, o pilates e o yoga  para ajudar as pessoas a terem hábitos saudáveis e consciência sobre a saúde mental e espiritual.  Seu lema é sempre cuidar da mente, do corpo e da alma. Tudo tem que estar em harmonia, segundo ele.

O artista explicou que não usa uma técnica específica em seus quadros e que sua inspiração vem do surf, do mar e da natureza em geral. Ele comentou ainda que artistas brasileiros levam pouca coisa da Barra da Tijuca para o exterior: “ Os artistas plásticos sempre retratam Copacabana e a Lapa, mas nunca a Barra. Eu sempre falo do Rio de Janeiro, da dança e da capoeira nas minhas pinturas, porém sempre arrumo um jeito de retratar o cenário da Barra: o surf, o futevôlei da praia da Barra e a pedra da Gávea.”

André pretende um dia fazer uma exposição de seus quadros e camisas por um dia, em Barcelona, na “Fiesta de Gracia”, festa muito parecida com o carnaval brasileiro, sendo festejada nas ruas ao ar livre, com duração de cinco dias, durante o feriado espanhol. Sua arte decoraria as ruas durante a festa na cidade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s