Exposição “Ode à Criação Libertária” no Città América

ode a criação libertaria 1A exposição “Ode à Criação Libertária”, do artista plástico José Augusto Silveira, vai até o dia 07 de Setembro na Galeria Città (Shopping Cittá América), na Barra da Tijuca, com entrada gratuita.

A mostra expõe 14 fotogravuras de Silveira. Em sua obra, utiliza uma técnica mista, combinando pintura e desenho, geralmente sobre o suporte de papel para depois ser finalizado no formato de fotogravura.

ode a criação libertaria 2Sua pintura intuitiva é o resultado da mistura de vários estilos como o Naif, o pop e surrealismo.

O pintor passeia pelos mais variados temas que refletem suas visões de mundo, suas reflexões e suas fantasias.

Ode à Criação Libertária é Manifesto Visual da maravilha e da improbabilidade do surgimento e evolução da vida no Universo, e também um convite a pensar para onde está indo o ser humano com sua capacidade de criar e destruir.

O artista pretende provocar a reflexão acerca de como o homem, criativo por natureza, tem se valido de sua capacidade transformadora para o bem e para o mal.

ode a criação libertaria 3José Augusto Silveira é artista plástico, profissional liberal e professor universitário.

Nasceu em 1954, na cidade de Tutóia, no Estado do Maranhão. Veio para o Rio de Janeiro aos dois anos de idade.

É apaixonado pelos temas de filosofia e política.

Fundou e atualmente preside o Instituto Socio Ambiental Pensamento Ecológico e o IIAN (Instituto Internacional de Arte Naif).

Desde cedo teve contato com a arte por acompanhar sua tia, a pintora naif Elisa Martins da Silveira, nas reuniões do “Grupo Frente”, capitaneado pelo artistas plástico Ivan Serpa, e tendo como participantes Aluísio Carvão, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, dentre outros.

José Augusto fez seu primeiro curso de pintura no Museu de Arte Moderna (MAM) ainda criança, ministrado por Ivan Serpa.

Frequentou, também, cursos de pintura e gravura na Escola de Artes Visuais (EAV) no Parque Lage (RJ), quando era diretor, o crítico de arte Frederico de Moraes.

Está envolvido em trabalhos experimentais de multimídia, em parceria com o especialista em comunicação digital e poeta, Álvaro Nassaralla.

No dia 17 de Janeiro de 2014, no auditório da Livraria da Travessa do Shopping Leblon, lançou a apresentação em vídeo intitulada “O Dito e o VIsto: Ode à Criação Libertária”, composta por 38 fotogravuras acompanhadas por 40 textos poético-filosóficos.

A apresentação também foi realizada, juntamente com uma amostra de 5 fotogravuras, na sede do Partido Verde, em Niterói, em Março de 2014.

A exposição está localizada na Praça Central do Shopping Città América – Avenida das Américas, 700 – Barra da Tijuca.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s