Festival de Esquetes Estudantis de Vargens

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo sábado, dia 14 de Dezembro, o Espaço Via Alternativa estará abrindo suas portas para receber o público no “Festival de Esquetes Estudantis de Vargens”. O evento, que tem sua primeira edição neste ano, acontecerá a partir das 19 horas e com entrada franca.

O festival será composto pela apresentação de quatro esquetes e segue uma linha desenvolvida há anos por Rodrigo Hallvys, diretor geral do evento, que já produziu outros dez festivais em sua cidade natal, Volta Redonda (sul do Estado).

O figurino do festival é assinado por Eliete Braun, responsável pela confecção do corpo da personagem Dona Redonda, de “Saramandaia”, da Rede Globo.

-A ideia é colocar os alunos com motivação à leitura, à cognição e a construção das ideias a partir das ferramentas artísticas. Desenvolvemos e discutimos assuntos com contextos distintos, sempre reflexivos e levados como propostas também de reflexão ao público – explica Hallvys.

O primeiro espetáculo a entrar em cena é o infantil ‘A Menina que Tinha Medo de Alface’, interpretado por Caci Santos Lobo e Evellyn Mendes. Fazendo um paralelo entre medo e hábito alimentar, com uma pequena pitada de comédia.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

 

Em seguida entram em cena Beatriz Santana e Izabella Brito com ‘Papo de Muié’. Um pequeno discurso de duas adolescentes do interior sobre as dificuldades de entender o relacionamento amoroso e as peripécias para poder encontrar alguém.

 

 

 

 

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Já o terceiro texto é ‘Minha Boneca’, que já foi sucesso em dois outros festivais e agora tem elenco composto por Gabrielly Lomboni e Luisa Nogueira. Retratando a mente de uma menina que se afoga no sofrimento de ter sido abandonada ainda recém-nascida e que, por isto, não consegue mais enxergar a vida, deixando de ouvir a própria boneca, que é sua companheira desde seu nascimento.

 

 

 

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Para encerrar, o terceiro espetáculo é convidado. ‘Barulho’, com elenco atual formado por Leandro Cederboom, Magno Myller e Tiago Santos, injeta uma dose de reflexão na plateia sobre loucura, sinceridade e sensibilidade perante tragédias que se renovam na vida das pessoas e que a humanidade não faz muito para modificar.

“Este último foi uma surpresa para mim mesmo. Eu o escrevi em 2008, quando estava me sentindo sufocado ao ver tantas coisas ruins acontecendo no mundo. Guardei o texto e só o trabalhei dois anos depois. Foi um sucesso que eu não esperava. De uma dimensão muito mais do que satisfatória. Neste ano tive oportunidade de trabalhar com novo elenco. E eles literalmente vestiram a camisa de força.” – diverte-se o diretor.

O festival de esquetes encerra o trabalho do ano letivo de Rodrigo Hallvys em parceria com o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (de Vargem Grande).

Para quem não conhece o Espaço Via Alternativa, que é um antiquário com inúmeras peças e móveis históricos e sofisticados, pode comparecer ao local, que fica na Estada dos Bandeirantes, número 12320, Vargem Pequena. Uma matéria sobre o espaço já foi publicada no Barra da Cultura: “Um espaço em Vargem Pequena que é muito mais que um antiquário”. A produção do evento é da RH Soluções Artísticas, empresa do diretor geral do festival.

Sites:
www.rodrigohallvys.com.br
www.rhsolucoesartisticas.com.br
www.espaçoviaalternativa.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s