Foco da música e da poesia na praia da barra

O quiosque Zoom-In, no posto 7, na praia da Barra

O quiosque Zoom-In, no posto 7, na praia da Barra

“Queremos ser um point de referência cultural e noturno na praia da Barra e também na Barra em geral”, diz Filipe Barbosa, ou como gosta de ser chamado: Fil Buc, produtor fonográfico e diretor de produção dos eventos culturais e de shows do quiosque Zooom- IN, localizado no posto 7 da praia da Barra.

O produtor fonográfico e diretor de eventos culturais e de shows do quiosque, Fil Buc

O produtor fonográfico e diretor de eventos culturais e de shows do quiosque, Fil Buc

O quisoque foi inaugurado em Agosto de 2011 e aos finais de semana, Sextas e Sábados, abriga shows de bandas e músicos. “Damos preferência ao blues, jazz, rock, a bossa nova e ao pop requintado”, comenta Fil, que tem uma banda de rock chamada: “RiverDies”. A banda possui forte influência do rock dos anos 90, de bandas como: “Alice in Chains”, “Stone Temple Pilots” e “SilverChair”.O nome do grupo foi escolhido em função da sonoridade que agradou a todos os membros e por lembrar um velho ditado indígena que diz: “Quando o último rio morrer, o homem irá perceber que não pode beber seu dinheiro e sobreviver”. Em 2007 foi  lançado o primeiro EP da banda:  “Black Days” ,que conta, com as músicas “These Words”, “Mileage” e “Still Remains”. O grupo já tocou por todo Brasil, passando várias vezes por São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e todo o estado do Rio, além de ter sido convidada para vários festivais nos EUA e Europa. RiverDies foi premiado no Festival Universo Pop do Rio Grande do Sul com “I Wonder”, do segundo disco:”Down Yard”,  considerada a melhor música de 2009. Em 2010 o Riverdies recebe o Prêmio GRC Quality Music como banda revelação de 2010 em São Paulo. Ainda em 2011, o terceiro disco do grupo, chamado Waterskies, estará na rede de lojas Fnac e Saraiva. Riverdies é formada por: Alex Melch no vocal, Fil Buc na guitarra , Leo Graterol também na guitarra e Gui Farazili no baixo. A banda está testando um novo baterista. Fil, Gui e Alex compõem as músicas.

A cantora de MPB Jéssica Campos, e Carlão Fernandes no violão

A cantora de MPB Jéssica Campos, e Carlão Fernandes no violão

No dia em que o Barra da Cultura visitou o quiosque, em um Sábado de Maio de 2012, Jéssica Campos cantava músicas dos grandes nomes da MPB, samba e bossa nova, acompanhada de Carlão Fernandes no violão. A cantora, que é de Nilópolis, é intérprete de músicas de sambistas como Arlindo Cruz e Rogê Brasil. Ela está gravando um disco com canções da nossa música, entre elas a música: “suingue de Samba”, de Rogê Brasil e Arlindo Cruz. Jéssica trabalha com música há 12 anos e já participou do programa “Ídolos”, da Rede Record, cantando suas interpretações, chegando entre 80 finalistas entre trinta mil pessoas inscritas. A cantora também já participou do programa: “Astros”, do SBT, em 2009, e em Março desse ano esteve no “Programa Raul Gil”, também do SBT, cantando grandes sucessos da música brasileira, entre eles: “Sangrando”, de Gonzaguinha.

No Zooom-IN , além das atrações músicas, também é realizado um sarau, todo último sábado do mês: o Barra da Poesia, sendo que próximo Sábado, dia 26 de Maio de 2012, irá para o terceiro evento.  “O sarau só passou a ter esse nome no segundo sarau, e tem esse nome pois meu pai escreveu um poema chamado: Barra da Poesia, sobre a barra antiga e suas construções”, explica Fil, sendo que seu pai, Artur Gomes,  que é natural e morador de Campos, escritor, poeta e produtor cultural, ajuda a coordenar o sarau. “Ele é um poeta e escritor bastante conhecido na cidade e coordena diversos eventos culturais por lá”, diz Fil, que disse ainda estar buscando parcerias para o quiosque : “Estamos abraçando todas as boas idéias culturais, estamos buscando parcerias com sindicatos de cultura.” E ainda termina dizendo o que disse no começo dessa matéria: “Queremos ser a nova virada cultural da Barra “, fazendo alusão ao evento cultural realizado em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que promove e exibe espetáculos musicais, peças de teatro, exposições de arte e outros, sendo que a última virada cultural foi realizada no Rio de Janeiro e São Paulo no primeiro final de semana de Maio de 2012.

Zooom -IN fica na Av.Sernambetiba, ao lado do posto 7, altura do n. 5200. O quiosque abre de terça à quinta, a partir das 14 hs, Sexta e Sábado a partir das 16:00 hs,  e aos Domingos às 12 hs. Os shows são sempre às Sextas e Sábados, no final da tarde e começo da noite, com um couvert artístico de R$ 3. O sarau: “Barra da Poesia” é realizado todo último Sábado do mês, das 20 hs às 00 hs. No próximo evento, dia 26 de Maio de 2012, Sábado, haverá a presença da poeta Marisa Vieira, no seu “Stand Up” de poesias e “frases soltas”, Rejane Luna no violão e voz, e Artur Gomes na poesia falada.

quiosque zooom-in na praia da barra maio de 2012 (4)

Flyer de divulgação do próximo “Barra da Poesia”, no quiosque Zoom-IN, no posto 7 da praia da Barra. O sarau será próximo Sábado, dia 26 de Maio de 2012, das 20 hs às 00:00 hs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s