Literatura e comportamento humano na berlinda

Roberto Laaf, morador do Recreio, escritor e idealizador e organizador de sites e atividades literárias

Roberto Laaf, morador do Recreio, escritor e idealizador e organizador de sites e atividades literárias

Nascido em 1968, Roberto Laaf, morador do Recreio, formado em Ciências Biológicas, escritor e engajado em atividades literárias, escreveu sua primeira obra literária, uma auto-biografia, sobre pensamentos e reflexões, aos 12 anos, tratando-se de um projeto de sua escola. Começou a escrever seu primeiro romance em 1995. Criou o selo editoral Alcantis, o portal Ponto do autor e o site SiloCiano, além de desenvolver outras iniciativas literárias.

Todos seus livros, com exceção de apenas um, foram publicados pelo seu selo Alcantis, com projeto gráfico da editora Aped. Duas matérias sobre essa editora já foram publicadas no Barra da Cultura: “Lançamento de Julliet e o Segredo do Espelho na livraria Travessa do Barra Shopping” e: “Editora na Barra investe em novos autores”.

O primeiro romance de Roberto: “Virgo – A era dos homens”  levou oito anos para ser concluído e publicado, que aconteceu em 2003, pela Papel Virtual Editora. Trata-se de uma ficção fantástica, semelhante a trilogia dos “Senhor dos Anéis”, ambientada na França, na Idade Média.

Em 2010, o escritor publicou uma ficção policial: “Horizontes Revelações” e no ano seguinte a continuação: “Horizontes vocação”.

Em 2012 organizou uma coletânea de livro de contos românticos de novos autores: “Equinócios de Amor.”

Roberto está para publicar, ele disse que pretende fazer isso através uma editora grande, o livro: “Demetrius – Um coração grego”, que foi concluído em 2006. O livro é um épico histórico, possui 540 páginas e recebeu menção honrosa no concurso de literatura do Senai Artes Gráficas, em parceria com a fundação Gutenberg.

O escritor também está para publicar: “Susurros da alma”, que é uma coletânea de reflexões suas baseadas em seu blog do mesmo nome. Ele está para publicar ainda: “Um vampiro só meu”, que é um romance de terror adulto. Em novembro de 2012 será publicado a terceira parte da triologia “Horizonte”, o livro: “Horizonte processo seletivo”. E no final de 2012, o livro infantil: “Floquinho”, sobre uma criatura que é um floco de neve, que tem a missão de resolver problemas de energia e compaixão entre os seres humanos em uma cidade desconhecida do nosso planeta: “Flocópolis”.  Também será publicado, em 2013: “Arcolades”, obra de ficção científica futurista.

Roberto disse que seus livros têm como proposta o ser humano na berlinda: “Gosto de explorar o comportamento humano em situações adversas, como por exemplo o que leva uma pessoa a trair outra.” Ele disse ainda que visita diversos lugares e que viaja para conhecer ambientes que são usados em suas obras. “Eu já viajei por exemplo para Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, que é a cidade onde se passa o livro: Um vampiro só meu.” Ele disse também que a série Horizontes é ambientada no Rio de Janeiro, em Niterói, na estação das barcas e ainda no restaurante Terral, no hotel Sheraton, na Barra. O escritor comentou ainda que “Virgo” e “Demetrius” envolveram uma pesquisa intensa, não somente na internet mas também em bibliotecas.

Sobre o selo Alcantis, Roberto disse que o site publica tiragens de pequenos números, uma média de 100, sendo voltado para os gêneros de ficção, romance e poesia. “Não cobramos nenhum custo para os autores publicarem suas obras e tratamos o autor nacional como são tratados os autores estrangeiros.”, comentou.

O site: SiloCiano é voltado para as vendas online. O lema do portal, segundo Roberto, é armazenar cultura, envolvendo literatura, música e arte. “O site tem como foco o artista independente e as pequenas editoras.”, disse.

O site: “Ponto do autor” tem como intuito o incentivo cultural, com ênfase na literatura. “O site ainda tem o propósito de ser uma guia de referências, um ponto de convergência para a literatura, onde por exemplo uma pessoa pode procurar e achar no portal um revisor ou um jornal literário”, contou Roberto.

O site promove eventos, um encontro de fãs de um determinado gênero literário. “Já foi realizado no livraria Nobel do shopping Recreio, por exemplo, um halloween, com o tema do sobrenatural.”, explicou o escritor.

Roberto disse também que o site possui o: “Café com o autor”,  em que o leitor pode fazer um café da manhã com seu autor preferido, desde que este seja conveniado com o portal do Ponto do autor.

O escritor terminou comentando ainda que o portal possui o “Acervo navegante”, que é uma troca de livros entre os autores. “Um autor doa um livro, podendo obter outro gratuitamente. Os autores vão passando assim adiante os livros uns para os outros.”, explicou Roberto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s