Oitava edição do Palco Giratório no Espaço Cultural Escola Sesc

"Os charlatões mais sinceros do mundo", espetáculo teatral que abrirá a oitava edição do Palco Giratório do Espaço Cultural Escola Sesc, nesta sexta-feira, dia 6, às 15 hs.

“Os charlatões mais sinceros do mundo”, espetáculo teatral que abrirá a oitava edição do Palco Giratório do Espaço Cultural Escola Sesc, nesta sexta-feira, dia 6, às 15 hs.

Até o dia 02 de junho o Espaço Cultural Escola Sesc, que fica na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, recebe a 8ª edição nacional do Festival Palco Giratório. Ao todo, 59 atividades culturais integram a programação, toda ela gratuita, entre elas, 29 espetáculos de teatro, dança e circo reunindo atrações que chegam de diferentes estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Amazonas e Rio de Janeiro, revelando um expressivo painel da criação artística presente em nosso país . Neste ano o Palco traz para o Rio de Janeiro 30 ações formativas, oficinas,  intercâmbios, intervenções, além do Pensamento Giratório – atividade que busca, através de debates reunindo diferentes representações das artes cênicas, promover uma reflexão sobre políticas culturais e acesso aos mecanismos de produção.

Espetáculo "WWW para freedom", que será apresentado no Espaço Cultural Escola Sesc neste sábado, dia 8, às 19:30 hs.

Espetáculo “WWW para freedom”, que será apresentado no Espaço Cultural Escola Sesc neste sábado, dia 7, às 19:30 hs.

Viviane da Soledade é curadora do Palco Giratório e coordenadora do Festival no Espaço Cultural Escola Sesc. Ela destaca que, neste ano, o Palco vem investindo numa programação intensa que inclui agendas diárias de formação. “Nesta edição aumentamos a oferta de oficinas, intercâmbios e ‘Pensamento Giratório’, atividades que visam a formação de artistas que poderão trocar experiências com grupos locais e de todo o Brasil, podendo se aprofundar nas artes cênicas. O intuito é investir na formação de jovens artistas ou interessados em artes cênicas. E o melhor: toda nossa programação é gratuita!”.

Artes circense é destaque da programação desse fim de semana

Abrindo a programação desse fim de semana, na sexta-feira às 9h, acontece a oficina “E o palhaço, o que é?”, do grupo Barracão Teatro (SP), com proposta de entrar no universo do palhaço através do prazer e do risco do jogo até chegarmos ao nariz vermelho, a menor máscara do mundo. Às 15h, se apresenta o espetáculo “Os charlatões mais sinceros do mundo”, com o grupo local Cia 2 Banquinhos (RJ),  onde um palhaço e uma mímica, cansados de serem enganados, resolvem utilizar das artimanhas dos charlatões para levar o seu público para uma sincera gargalhada.

No sábado, às 19h30, o representativo Grupo Barracão Teatro apresenta no Espaço Cultural Escola Sesc o espetáculo “WWW para Freedom”, que utiliza a arte do palhaço para abordar questões políticas. A peça critica, em nome da liberdade, o uso do poder e da violência. Logo após acontece o Pensamento Giratório sobre o “Encontro com o público, o fim e o presente da arte teatral”, com o Barracão Teatro (SP) e Flávio Souza, palhaço, ator e Doutor em Teatro. No domingo, acontece o intercâmbio entre o Barracão Teatro (SP) e a companhia 2 Banquinhos (RJ). Essa atividade é destinada aos membros dos grupos, para troca de ideias, experiências, técnicas, metodologias e processos criativos.

O endereço do Espaço Cultural Escola Sesc é: Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá. Tel: 3214-7404)