Projeto inédito com grandes músicas da música negra brasileira no Espaço Cultural Escola Sesc

Sandra de Sá, que se apresentará no evento "Negro Soul", no Espaço Cultural Escola Sesc, dia 13 de Junho, às 19:30 hs e com entrada gratuita. Foto: Divulgação.

Sandra de Sá, que se apresentará no evento “Negro Soul”, no Espaço Cultural Escola Sesc, dia 13 de Junho, às 19:30 hs e com entrada gratuita. Foto: Divulgação.

Pela primeira vez, o Espaço Cultural Escola Sesc realiza o projeto “Negro Soul”, iniciativa que promoverá shows de Sandra de Sá (foto), Hyldon, Carlos Dafé, Banda Black Rio, Gerson King Combo e Banda Vitória Régia. A programação gratuita vai ocorrer de 10 a 21 de junho (Avenida Ayrton Senna, 5677 –  Jacarepaguá) e conta também com ações formativas. O projeto busca valorizar o movimento da Soul Music no Brasil, que nas últimas décadas foi perdendo evidência em projetos e espaços de cultura; e também visibilizar para as novas a história deste gênero musical que ganhou um estilo próprio no país e revelou grandes artistas da música brasileira, como Tim Maia, Cassiano, Hyldon, Claudio Zoli, Jorge Ben Jor, entre tantos outros.

Banda

Banda “Vitória Régia”, com gravação de dvd. O show será no Espaço Cultural Escola Sesc dias 19 e 20 de Junho, às 19:30 hs, com entrada gratuita. Crédito: Divulgação.

Banda Vitória Régia, que acompanhou Tim Maia por 22 anos, gravará seu primeiro DVD, como parte do projeto de formação artística do Espaço Cultural Escola Sesc.

Dentre seus diferenciais, a programação conta ainda com a gravação do DVD ao vivo da Banda Vitória Régia, cujo repertório é baseado em composições inéditas e autorais.  A banda também participa do projeto de residência artística realizado entre os músicos, estudantes da Escola Sesc e alunos das práticas de conjunto do projeto Uzina – Laboratórios de Artes e Produção Cultural, uma iniciativa do Espaço Cultural Escola Sesc que oferece gratuitamente a população cursos em diversas áreas como artes cênicas, música e design de comunicação.

Outra importante atividade que integra o projeto Negro Soul são as oficinas de formação musical: no dia 17 de junho o “Workshop de Percussão Brasileira” será coordenada por Roberto Malaguti, percursionista e vocalista da Banda Vitória Régia, que já tocou com Tim Maia, Jorge Ben Jor e Sandra de Sá.  Já no dia 18 de junho ocorre o “Workshop de Luteria”, com Spirito Santo, que traz em seu currículo estudos de teoria musical em curso dirigido pelo Maestro Guerra-Peixe e pesquisa sobre música negra, passando pelo samba e funk.

Para Sandra de Sá ações como esta, que trazem para o ambiente escolar uma vivência sobre teoria, história e prática musical,  deveriam ocorrer sempre: “Essas iniciativas deveriam acontecer todo dia nas escolas e não apenas sobre a música preta brasileira, pois no Brasil se faz música da melhor qualidade. Devemos mostrar nas escolas que o país tem um passado”. Leonardo Minervini,  produtor cultural do Espaço Cultural Escola Sesc, explica que o projeto vai além do caráter de mostra: “Estamos reunindo as pessoas que fizeram o movimento da Soul Music Brasileira acontecer , propondo uma ação orgânica e natural que busca contribuir com a formação integral do indivíduo, principalmente dos estudantes”.

negro soul no espaço cultural escola sesc 2

Show com o cantor, violinista e compositor baiano Hydon, dia 10 de Junho, às 19:30 hs, com entrada gratuita, no Espaço Cultural Escola Sesc. Foto: Divulgação.

O primeiro show da mostra fica a cargo de Hyldon, no dia 10 de junho, às 19h30. Na sequência estão Carlos Dafé (11/06), Gerson King Combo (12/06), Sandra de Sá (13/06), Banda Black Rio (14/06) e, fechando as apresentações, a Banda Vitória Régia faz show de gravação do DVD no dia 18, fechada para convidados, e dias 19 e 20 de junho aberta ao público.  Confira a programação completa abaixo.

Negro Soul

Data: 10 a 21 de junho |

Local: Espaço Cultural Escola Sesc (Avenida Ayrton Senna, 5677 –  Jacarepaguá)

Informações: (21) 3214-7404 | espacoculturalescolasesc@gmail.com |espacocultural.escolasesc.com.br

Ingressos: Gratuitos – distribuição 1h antes de cada show.

Oficinas: Gratuitas – Para se inscrever nas oficinas é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para o email espacoculturalescolasesc@gmail.com

Transportes:

Centro:  ônibus 315/169/181/303 | 361 (via Linha Amarela) |Terminal Alvorada: ônibus 692/693/701/465 |Baixada: 405/410/420/425/400/415 |Metrô: Nova América Del Castilho com integração para Alvorada.  Estacionamento gratuito sujeito à lotação  

Programação completa:                                                                                    

 10 de junho, às 19h30 – Show com Hyldon

Local: Espaço Cultural Escola Sesc |Capacidade: 600 lugares | Duração: 90 minutos |Indicação etária: Livre | Entrada gratuita. Distribuição de ingressos a partir das 18h30.

Sinopse: Um dos grandes representantes da soul music brasileira, o cantor, violonista e compositor baiano Hyldon tocou com os Diagonais (de Cassiano), Wilson Simonal, Tony Tornado e Tim Maia (de quem foi parceiro) e produziu discos de Jerry Adriani, Erasmo Carlos e Odair José. Teve seu primeiro e maior sucesso em 1975, com a balada “Na Rua, na Chuva, na Fazenda”, título de seu primeiro disco, que ainda estourou “Na Sombra de uma Árvore” e “As Dores do Mundo”. Hyldon voltou à luz nos anos 90 através do interesse de bandas como o Kid Abelha, que regravou “Na Chuva”, e do Jota Quest, que fez o mesmo com “As Dores do Mundo”. Respeitado e admirado por todos do meio musical, Hyldon vem nos últimos anos gravando novos trabalhos, excursionando com sua banda e firmando impensáveis parcerias que vão de ícones como Chico Buarque até a novíssima geração da Cone Crew Diretoria.  

Show com o compositor e multi-instrumentista Carlos Dafé, no Espaço Cultural Escola Sesc, dia 11 de Junho, às 19:30 hs e com entrada gratuita. Crédito: Divulgação.

11 de junho, às 19h30 – Show com Carlos Dafé

Local: Espaço Cultural Escola Sesc | Capacidade: 600 lugares |Duração: 90 minutos | Indicação etária: Livre | Entrada gratuita. Distribuição de ingressos a partir das 18h30.

Sinopse: Carioca de Vila Isabel, Dafé é um dos precursores da soul music no Brasil.  Compositor de sucessos e multi-instrumentista, toca violão, guitarra, baixo, piano e vibrafone. Na década de 60 tocou com Dom Salvador e Abolição, e a partir da década de 70 lançou vários LPs e CDs, além de participar como convidado em diversos discos de importantes artistas da MPB. Entre seus maiores sucessos destacam-se “Acorda que eu quero ver”, “Venha matar saudades”, “Passarela”, “Tudo era Lindo”, “A cruz” e “Pra que vou recordar o que chorei”, com mais de 100 regravações de intérpretes como Nana Caymmi, Emílio Santiago, Tim Maia, Alcione, Beth Carvalho, Elza Soares, Tânia Maria, Cauby Peixoto, Marinês, Seu Jorge, Mart’nália, Joanna, Patrícia Marx, Negra Li, Zeca Baleiro, Razão Brasileira, Dóris, Monteiro, Agnaldo Timóteo, Núbia Lafayette, Lana Bintencourt, Dudu Nobre e Maga Liery. Em 2009, finalizou o CD “Bem vindo ao baile”, no qual contou com as participações especiais de Toni Garrido, MC Marechal, Marcelo YuKa, Zeca Baleiro e Da Gama.  

Show com Gerson King Combo, dia 12 de Junho, às 19:30, hs no Espaço Cultural Escola Sesc e com entrada franca. Foto: Divulgação

Show com Gerson King Combo, dia 12 de Junho, às 19:30, hs no Espaço Cultural Escola Sesc e com entrada franca. Foto: Divulgação

12 de junho, às 19h30 – Show com Gerson King Combo

Local: Espaço Cultural Escola Sesc | Capacidade: 600 lugares | Duração: 90 minutos | Indicação etária: Livre |Entrada gratuita. Distribuição de ingressos a partir das 18h30.

Sinopse: Influenciado pela música negra, Gerson cantou nas bandas de Erlon Chaves e Wilson Simonal, da banda Fórmula 79 e fez parte do embrião da Banda Black Rio. Em carreira solo adotou o nome Gerson King Combo (alusão a uma banda de soul music chamada King Curtis Combo). Seu estilo “James Brown” causou sensação e foi aclamado o rei dos bailes black. Em 1969 gravou o álbum “Gerson Combo Brazilian Soul” com versões para clássicos da música brasileira como Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Seus maiores sucessos foram lançados em meados da década de 1970: “Mandamentos Black, “Jingle Black” e “O Rei Morreu”. Mesmo tendo regravado clássicos da música brasileira, Gerson é adepto de fusões rítmicas como o Samba Funk ou o Samba Rock, presentes na obra de outros artistas brasileiro de soul como Tim Maia. Em 2010, Gerson King Combo foi tema do documentário “Viva Black Music”.

13 de junho, às 19h30 – Show com Sandra de Sá

Local: Espaço Cultural Escola Sesc| Capacidade: 600 lugares| Duração: 90 minutos | Indicação etária: Livre |Entrada gratuita. Distribuição de ingressos a partir das 18h30.

Sinopse: Chamada por alguns de “Tim Maia de saias”, Cazuza dizia que ela era na verdade a Billie Holliday brasileira. Sua africanidade e musicalidade estão no sangue: neta de um caboverdiano e filha de músico, sua adolescência foi em meio aos bailes de gafieira, samba e soul. Aprendeu sozinha a tocar violão e começou a compor suas letras. Ganhou prêmios como cantora e compositora em diversos festivais de Música. Mas o sucesso como cantora veio no festival MPB 80, colocando “Demônio Colorido” entre as finalistas e obtendo repercussão nacional. Após o Festival, Sandra foi contratada pela gravadora RGE e, a partir daí, sua trajetória foi fulminante: novos discos de sucessos, composições próprias e de grandes autores e apresentações por todo o país. A partir de 2000, entre shows e eventos, no Brasil, Estados Unidos, África e Europa, a artista iniciou trabalhos no teatro e em programas de TV, gravou álbuns e DVDs com os maiores nomes da música brasileira e ainda encontra tempo para ações sociais, participando ativamente da CUFA (Central Única das Favelas), e fundando a Academia Afro-Brasileira de Arte.  

Banda Black Rio, que se apresentará dia 14 de Junho, às 19:30 hs no Espaço Cultural Escola Sesc e com entrada gratuita. Foto: Divulgação.

Banda Black Rio, que se apresentará dia 14 de Junho, às 19:30 hs no Espaço Cultural Escola Sesc e com entrada gratuita. Foto: Divulgação.

14 de junho, às 19h30 – Show com a Banda Black Rio

Local: Espaço Cultural Escola Sesc |Capacidade: 600 lugares | Duração: 90 minutos |Indicação etária: Livre |Entrada gratuita. Distribuição de ingressos a partir das 18h30.

Sinopse: Nos anos 70 quando a Banda Black Rio surgiu, foi estabelecida uma clara filosofia – ter o samba com funk-grooves nas bases, trazer encorpados arranjos de metais e misturar tudo harmonicamente com diferentes ritmos brasileiros. Desde então, a Banda Black Rio tem sido uma grande referência para o mundo da música. Ao longo dos anos, a banda teve várias formações e competentes músicos fizeram respeitosamente parte dessa continuidade. Uma das mais importantes bandas brasileiras, a Banda Black Rio mostrou para o mundo que a fusão do jazz e do funk combinados com o samba e gafieira formavam elementos necessários para fazer a diferença no mercado da música.

17 de junho – Workshop Percussão Brasileira com Roberto Malaguti

Local: Espaço Cultural Escola Sesc. |Horário: 17h às 20h | Duração: 3h |Vagas: 20 |Inscrições pelo e-mail: espacoculturalescolasesc@gmail.com |Indicação etária: A partir de 14 anos.

Sinopse: A oficina trabalhará o desenvolvimento da percepção rítmica, introdução à técnica e prática do instrumento, noções de improvisação e ritmos brasileiros. O curso é desenvolvido regularmente no projeto Uzina – Laboratórios de Artes e Produção Cultural e neste workshop reunirá os alunos na função de monitores para novos praticantes e interessados.

Sobre o ministrante: Roberto Malaguti tocou com Tim Maia (Banda Vitória Régia), Sandra de Sá e Jorge Ben Jor. Atualmente, dedica-se como arte educador, lecionando música em escolas da rede particular de ensino.

18 de junho – Workshop de Luteria com Spirito Santo

Local: Espaço Cultural Escola Sesc |Horário: 17h às 20h | Duração: 3h |Duração: 3h |Vagas: 20 |Inscrições pelo e-mail: espacoculturalescolasesc@gmail.com |Indicação etária: A partir de 16 anos.

Sinopse: A oficina consiste na transmissão de técnicas de fabricação de instrumentos musicais de variados tipos, com materiais alternativos (inclusive reutilizáveis ou recicláveis), que envolva produção de um acervo e na eventual formação de um grupo de monitores músicos. O curso é desenvolvido regularmente no projeto Uzina – Laboratórios de Artes e Produção Cultural e nesta oficina reunirá os alunos na função de monitores para novos praticantes e interessados.

Sobre o ministrante: Spirito Santo é músico, pesquisador, escritor, artesão e arte educador. Estudou teoria musical em curso dirigido pelo Maestro Guerra-Peixe. 

18 de junho, às 17h – Ensaio com a Banda Vitória Régia  (Atividade restrita a convidados).

Local: Espaço Cultural Escola Sesc |Duração: 90 minutos. |Indicação etária: Livre.

Sinopse: Durante 22 anos, com diversas, mas sempre ótimas formações, a Banda Vitória Régia esteve ao lado de Tim Maia. Seguindo esse feeling, a big band, que marcou a história da MPB com seus metais vibrantes e um swing singular, vem trazendo ao público aquela mesma energia irreverente de outrora e uma alquimia musical cada vez mais impressionante. A Banda Vitória Régia vem resgatando grandes sucessos da nossa Música, apresentando-os com a peculiar maestria de um elenco de músicos que vão de incríveis revelações a lendas que dispensam comentários: Trick (Trompete), Rogério Lopes (Guitarra/Voz), Jamil Joanes (Baixo/Voz), Mac William (Bateria), Roberto Malaguti (Percussão/Voz), João Bosco (Teclados/Voz), Glaucio Martins (Sax), Bebeto (Trombone), Claudio Mazza (Teclados/Voz), Gil Miranda (Voz), Gilce Miranda  (Voz). 

19 e 20 de junho, às 19h30 – Shows de gravação do DVD Banda Vitória Régia ao vivo no Espaço Cultural Escola Sesc

Local: Espaço Cultural Escola Sesc |Capacidade: 600 lugares |Duração: 90 minutos |Indicação etária: Livre |Entrada gratuita. Distribuição de ingressos a partir das 18h30. 

21 de junho – Intercâmbio musical e lançamento do CD Projeto Bandas 2014

Intercâmbio: 10h às 16h | Apresentação ao público: 17h |Local: Espaço Cultural Escola Sesc. |Capacidade: 100 lugares. |Duração: 60 minutos. |Indicação etária: Livre. | Entrada gratuita. Distribuição de ingressos a partir das 16h.

Sinopse: O CD traz um registro do trabalho desenvolvido no Projeto Bandas em 2014, com grupos musicais formados por alunos da Escola Sesc de Ensino Médio. O lançamento do CD acontecerá no formato de intercâmbio, reunindo os alunos integrantes do Projeto Bandas 2015, além dos músicos/professores que participaram do processo de gravação.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s