Rock Alternativo e revelação de bandas em bar na Barra

O Bar Costello, no Centro Empresarial Le Monde, na Barra

O Bar Costello, no Centro Empresarial Le Monde, na Barra

“Faz falta na Barra um lugar para bandas de rock tocarem e se conhecerem”, é o que diz Ricardo Schott, gerente de conteúdo do portal Laboratório Pop, crítico da Revista Bilboard e jurado na final do festival Seletivas do Mada, que ocorreu dia 07 de Maio de 2012, no Bar Costello, no Centro Empresarial Le Monde, na Barra da Tijuca.

Interior do Bar Costello Barra

Interior do Bar Costello Barra

No entanto, o que Ricardo disse pode ser facilmente contrariado, pois o Costello vem se consolidando como o local ideal para revelar talentos e  bandas de rock, conforme Ricardo elogia a iniciativa de Claúdio Brandão, sócio do bar Costello da Barra e ainda DJ no local, de realizar o festival Seletivas do Mada no local: “O Cláudio cria um ambiente legal para quem se interessa por música pop, com uma boa idéia de revelar bandas novas e bandas que têm uma certa estrada.”

Parte do público no bar

Parte do público no bar

O Bar existe há um ano e meio e desde Janeiro de 2012 abriga o festival Seletivas do MADA, que quer dizer: Música Alimento da Alma. O festival, que já revelou bandas como Los Hermanos e Detonautas, existe há 14 anos e foi criado em Natal, Rio Grande do Norte por Jomardo Jomas, que em 2004 se juntou a Mário Marques, sócio do Costello da Barra e diretor executivo da Laboratório Pop. A partir daquele ano, o festival então passa a se chamar Seletivas, com passagens na Zona Sul e na Lapa, até vir para a Barra.

Cláudio explica que o repertório de músicas do Costello é um repertório indie, lado  A e B. “Muito Joy Division e pouco Weezer”, define ele. Cláudio enfatiza o diferencial e a marca registrada do festival:” Não toca aqui uma banda que não tenha músicas próprias”

Todas as terças-feiras a partir das 20 hs, bandas de rock tocam no bar para disputarem até Julho duas vagas no festival. Na primeira segunda-feira de cada mês acontece uma final no local. Barra da Cultura esteve segunda-feira, dia 07 de Maio, na final das cinco melhores bandas do mês de Abril, que disputaram uma vaga para a grande final, que ocorrerá em Agosto no Citibank Hall ou HSBC Arena, sendo que apenas um grupo tocará em Novembro, no festival Mada, em Natal, Rio Grande do Norte.

Na final do dia 7 de Maio de 2012, com casa lotada e onze jurados, apresentaram-se cinco bandas: Clodoaldos, Agnela, Nocaute, Montanha Russa e Letto. Os votos foram contados pelos jurados e pelo público. Os jurados foram os seguintes: Moskow: fotógrafo e jornalista, Gerhard Brêda: editor do portal Laboratório Pop, Ricardo Schott, Bruno Costa: cantor e compositor, Karla Pessôa: produtora, Luiz Neto: editor do jornal a Folha do Bosque, Clemente Magalhães: empresário, produtor e sócio do estúdio Corredor 5, Cláudio Brandão, Luciano Vianna: jornalista e criador da festa Ploc 80, Jorge Wagner: repórter do portal Scream & Yell e Frank Dias: baixista da banda Ramirez.

Banda Nocaute

Banda Nocaute

A primeira banda a tocar foi a Nocaute, com os seguintes integrantes: Dê Almeida – guitarrista e backing vocal, Eddi Mc ou Roberto de Oliveira como vocalista, Nino Rap ou Lúcio Mauro – também vocalista, Wando Souza – guitarrista, Fábio Felix – baixista e Liu Meireles como baterista. O grupo é uma mistura de rap e hip hop com rock, existe há vinte anos, e possui influências das bandas Cypress Hill e Rage Against the Machine. Nocaute tocou na tenda Brasil do Rock in Rio de 2001, têm três discos gravados e ganharam um grammy de melhor disco de rap nos Estados Unidos, em 2002. Eddi Mc e Nino Rap escrevem as letras das músicas, são de Belford Roxo e amigos de infância das bandas Cidade Negra e O Rappa.

Agnela

Agnela

Agnela foi o segundo grupo a tocar. Formada apenas por mulheres, o grupo, que se chamava Pruff e passou a ter o nome atual em 2008, ganhou naquele ano e em 2011 o concurso de bandas de rock do programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo. As cinco integrantes compõem as músicas, têm um disco lançado e um segundo para sair em meados de 2012. As influências delas são da banda Pitty e Charlie Brown Jr. A formação de Agnela são: Nat Vittori – guitarrista, Millah Bass no baixo, Deia Cassali no vocal, Betah Soares – guitarra e Loma Longotano – bateria.

bar costello barra maio de 2012 (8)

O grupo Clodoaldos

Clodoaldos foram o terceiro a se apresentar. A banda existe há sete anos e tocam hard rock, com influências de Red Hot Chilli Peper´s e AudioSlave. Eles são de Niterói e Victor Mendes, guitarrista e vocalista, e Luiz Carvalho, voz e guitarra, compõem as músicas. O grupo é formado também por Renato Carvalho no baixo e Wallace Ribas na bateria.

Banda Montanha Russa

Banda Montanha Russa

A quarta banda a tocar foi Montanha Russa. O grupo é formado por: Ruivo, ou Arthur Bellizzi na guitarra e voz, Frazão: baixista e backing vocal e Júnior na guitarra e também no backing vocal. Suas influências são de Barão Vermelho, Rooling Stones e Beatles. Ruivo compõe as músicas, juntamente com outras parcerias. Montanha Russa existe desde 2004, com o primeiro disco gravado em 2009.

Letto

Letto

Letto foi o último a se apresentar. O grupo, formado por Wellington Batista, ou Letto, na guitarra e vocal, Vinícius Machado no baixo, Pablo Matos no violino e Bruno Carneiro na baterista, existe há 5 meses. Letto, natural de Natal, Rio Grande do Norte, morando no Rio de Janeiro há um ano e meio, é quem compõe as músicas, que são carregadas de poesia e lirismo, retratando o cotidiano e o existencialismo, seguindo o estilo do rock aliado a outros ritmos variados, como a MPB.

Clodoaldos foram os vencedores da noite, com poucos votos dos jurados porém com a maioria dos votos do público, que é o que conta e tem força maior para a banda ganhar. O grupo que mais teve votos dos jurados foi o Letto.

O Bar Costello fica na Avenida das Américas, 3500, no centro empresarial Le Monde. Para assistir as bandas do Seletivas, a entrada é R$ 25, com nome na lista custa R$ 15. Maiores informações: 3495 4401

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s