Sarauzito Carioca está se consolidando como evento cultural de relevância para a Barra

Público da segunda edição do Sarauzito Carioca, que aconteceu dia 23 de Fevereiro de 2013, no Itanhangá.

Público da segunda edição do Sarauzito Carioca, que aconteceu dia 23 de Fevereiro de 2013, no Itanhangá.

O Sarauzito carioca, evento cultural que une poesia, música, esquetes e malabares, está se consolidando como um sarau de grande relevância para a Barra da Tijuca. Em um Sábado, dia 23 de Fevereiro de 2013, o sarau foi para sua segunda edição, no Itanhangá, na Barra. Uma matéria sobre a primeira edição do evento já foi publicada no Barra da Cultura: “Sarauzito Carioca na Barra”.  O portal cultural da Barra entrevistou alguns dos convidados que se apresentaram no sarau: Marco Lyrio e a banda Infinito Zero, Fernanda Macedo, Xingu do Rap, Tita Garcia e Manoel Menezes.

Marco Lyrio é poeta, cantor, guitarrista, compositor e presidente do instituto: “Mantra arte e Contéudo” e já foi gerente artístico da gravadora EMI e produtor executivo da BMG. Marco é guitarrista e cantor da banda Inimigos do Rei, que no final dos anos 80 fez muito sucesso com as músicas: “Adelaide” e “Uma barata chamada Kafka”. Ele contou ao Barra da Cultura que a banda continua fazendo shows, no entanto também com um novo nome: “Inimix”. “Continuo tocando as músicas antigas do Inimigos do Rei mas também agora tocamos músicas novas com a banda Inimix, com letras feitas por mim e em parceria com o Luís Guilherme Beaurepaire, que nos anos 80 era quem fazia a maior parte das letras do Inimigos do Rei”.

Marco disse ainda que já tocou por diversas vezes na Festa Ploc 80, e que o Inimix faz subversões de músicas da Mpb transformadas em Rock.

O poeta e músico Marco Lyrio (no centro) , Thiago Frazao (à esquerda) e Daniel Machline. Os três são integrantes da banda: “Infinito Zero”, que se apresentou na segunda edição do Sarauzito Carioca. Thiago é baixista da banda, Daniel, baterista e Marco vocalista e guitarrista

O poeta e músico Marco Lyrio (no centro) , Thiago Frazao (à esquerda) e
Daniel Machline. Os três são integrantes da banda: “Infinito Zero”, que se apresentou na segunda edição do Sarauzito Carioca. Thiago é baixista da banda, Daniel, baterista e Marco vocalista e guitarrista

Marco também é guitarrista e cantor da banda Infinito Zero, a qual o produtor musical, baixista, técnico de som e organizador do Sarauzito, Thiago Frazão, é integrante como baixista. Thiago também é baixista da banda Montanha Russa, que se apresentou no primeiro e segundo evento do Sarauzito, e tanto Thiago quanto a banda, foram entrevistados pelo Barra da Cultura na primeira matéria sobre o Sarauzito, mencionada no começo desta reportagem. “Conheço o Thiago já há quatro anos, pelo trabalho dele como produtor executivo da festa Ploc 80 e pelo seu trabalho como produtor da Inimigos do Rei. Sendo assim, eu e ele tivemos a idéia de formar uma banda já que ele e eu temos referências musicais em comum”, contou o poeta, que disse sempre ser envolvido com a Mpb.

A banda Infinito Zero é uma linguagem de rock, com uma influência maior do rock pesado, que vem do baterista Daniel Machline, com a música brasileira, influência de Thiago e Marco. As letras do grupo são escritas por Marco. “A banda é o Clube da Esquina grunge”, brinca Thiago, fazendo uma a alusão ao grupo de Mpb do final dos anos 60 e 70 o qual Milton Nascimento fazia parte, e ao movimento  de rock grunge dos anos 90.

Além de seu trabalho na música, Marco é envolvido com a poesia há 6 anos, se apresentando em diversos saraus e eventos literários por toda a cidade do Rio de Janeiro com o seu monólogo: “Equação do Ser”. “É um monólogo que possui basicamente uma linguagem coloquial e com um conteúdo emocional muito grande.”, explica ele, dizendo ainda que este monólogo está inteiramente ligado ao trabalho do seu instituto Mantra Arte e Conteúdo, que engloba arte, design, comunicação e marketing digital. “O instituto nada mais é que uma arteterapia,  valorizando a expressão corporal e oral.”, define Marco.

A compositora Fernanda Macedo

A compositora Fernanda Macedo

Fernanda Macedo é compositora e se apresentou no Sarauzito na voz e violão. “Minhas músicas são de Mpb puxadas para o reggae e pop”. A compositora também é artista plástica, faz pinturas e desenhos. “Além disso, faço principalmente um trabalho de instalação, que é uma manifestação artística de recriar um ambiente.”, comenta ela.

O rapper “Xingu do Rap”

O rapper “Xingu do Rap”

Thyago Silva, ou Xingu do rap, é rapper. “Possuo esse nome de Xingu pois me deram esse apelido no colégio, quando eu tinha uns 7 anos de idade, porque eu era a única pessoa mais morena da sala de aula, parecido com um índio Xingu”, explicou o rapper, que é formado em desenho industrial, faz raps e freqüenta rodas de rimas há três anos.

Xingu possui um disco, gravado em 2010, chamado: “Andei na pista”. “É um disco com um olhar contínuo sobre drogas, música e Rio de Janeiro”, define ele. O rapper possui também um rap gravado em 2010, em parceira com uma rapper portugesa, Elaisa Inferu : “Eu te vi, você chegou”.

A compositora Tita Garcia

A compositora Tita Garcia

Tita Garcia é compositora e se apresentou no Sarauzito na voz e violão, acompanhada de Simone Malafaia no cajon e Junior Macedo na guitarra, que também é guitarrista da banda Montanha Russa.

Tita explicou que assistiu a banda Montanha Russa tocando no primeiro Sarauzito e gostou tanto, que convidou Junior para tocar com ela. “Ensaiamos em uma semana apenas e depois já estávamos tocando e preparados para fazer shows”, conta Tita, que disse que algumas de suas músicas são em inglês e que são uma mistura de Mpb com bossa e pop.

O compositor Manoel Menezes

O compositor Manoel Menezes

Manoel Menezes é compositor e produtor de eventos musicas da ong: “Casa do Mundo”, que fica na ilha do ipê, na Barra, e que o Barra da Cultura já fez uma reportagem sobre a instituição: “O mundo dentro da Barra.”

Manoel é compositor há 20 anos e há 6 se dedica totalmente a música. Ele está pretendendo formar uma banda, já que basicamente ele se apresenta sozinho na voz e violão. Sobre uma definição do estilo e letras que canta e toca, que é Mpb, Manuel disse que é difícil definir: “ É difícil definir os temas e ritmos pois a música é uma linguagem da alma.”

Manoel já foi diretor artístico de um documentário sobre Nonato Buzar, lendário compositor da MPB, que já teve composições suas gravadas por grandes nomes da Mpb como Elis Regina, Jair Rodrigues e Wilson Simonal e criado do grupo: “ A turma da pilantragem”, do final dos anos 60. “O Nonato foi uma das pessoas que mais me incentivou a trabalhar com música.”, disse Manoel.

Um documentário sobre Manoel ficará pronto em Maio de 2013, produzido pelo consagrado cineasta Bruno Barreto. “No documentário eu irei falar, dentre outros assuntos, de mensagens espirituais e de questionamentos sobre o que é a felicidade.”, comentou o compositor.

O renomado poeta Mano Melo apresentou seus poemas no palco do Sarauzito Carioca

O renomado poeta Mano Melo apresentou seus poemas no palco do Sarauzito Carioca

O renomado poeta Mano Melo prestigiou o Sarauzito Carioca, falando alguns de seus conhecidos poemas no palco do sarau. O poeta está sempre presente em saraus pela cidade e na Barra, sendo mencionado por diversas vezes na agenda do Barra da Cultura e em matérias do site, sendo que já foi entrevistado pelo Barra da Cultura na matéria: “Espaço na Barra semeia cultura e sustentabilidade”.

 

Assista abaixo o vídeo da música: “ A vida”, da banda Inimix, composição de Marco Lyrio e Luís Guilherme Beaurepaire:

 

 

Abaixo o vídeo do rap: “Eu te vi, você chegou”,  de Xingu do Rap, em parceria com a rapper portuguesa Elaisa Inferu:

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s