Sonora Brasil – Samba de Cacete da Vacaria

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o tradicional grupo “Samba de Cacete da Vacaria” é a atração do projeto de circulação artística Sonora Brasil, cuja 16ª edição chega à solo carioca. O grupo paraense, que se destaca no trabalho com ritmos percussivos de tradição afro brasileira, mantendo viva a herança da tradição oral de comunidades quilombolas paraenses, terá única apresentação na segunda, 11 de agosto às 19 horas no teatro do Espaço Cultural Escola Sesc, que fica na Avenida Aryton Senna, na Barra.  A entrada é franca.

O grupo é formado por moradores da zona rural da cidade de Cametá que vivem da produção agrícola, pessoas que mantém relações familiares e de vizinhança, e que participam regularmente de atividades sociais onde se pratica o samba de cacete. O ritmo leva este nome devido ao instrumento usado para dar marcação à música, os cacetes, dois pedaços de pau que são batidos no curimbó. Ao som percussivo se soma a dança, que se inicia com passos suaves e acelera a medida que o ritmo da batida aumenta.

 

Uma das situações sociais mais recorrentes relacionadas ao samba é “o convidado”. Trata-se de um movimento de solidariedade e união de forças quando uma pessoa da comunidade vai preparar o terreno para o plantio e todos se juntam para ajudar. Da limpeza do terreno ao plantio o samba de cacete é tocado no intuito de animar o grupo pra que o trabalho seja feito com eficiência e rapidez.

 

Com o tema ‘Tambores e Batuques’, o projeto Sonora Brasil conta em sua 16ª edição com a participação de oito grupos musicais que circulam pelo país utilizando instrumentos fabricados artesanalmente, de acordo com as tradições de suas comunidades, apresentando cânticos que falam da vida, do trabalho e das crenças. ‘Tambores e Batuques’ apresenta manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado.

 

Sonora Brasil – Samba de Cacete da Vacaria

Data: 11 de agosto | Hora: 19h

Local: Teatro do Espaço Cultural Escola Sesc

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá

Capacidade: 100 lugares | Classificação etária: Livre

Ingressos: Distribuição dos ingressos a partir das 18h.

Gratuito

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s