Técnica teatral pioneira na Barra da Tijuca

O ator João Marcelo Di Martino e a atriz e diretora premiada Leticia Karneiro, que ministram aulas da técnica teatral cognitiva comportamental.

O ator João Marcelo Di Martino e a atriz e diretora premiada Leticia Karneiro, que ministram aulas da técnica teatral cognitiva comportamental.

Uma técnica teatral pioneira começa na Barra da Tijuca, precisamente na ABM – Associação Bosque Marapendi, ministrada pelo ator João Marcelo Di Martino e pela atriz e diretora premiada Leticia Karneiro. A técnica é inspirada e baseada na obra da consagrada psiquiatra Best Seller Ana Beatriz Barbosa, que presta uma consultoria comportamental ao curso.

A consagrada psiquiatra Best Seller Ana Beatriz Barbosa

A consagrada psiquiatra Best Seller Ana Beatriz Barbosa

O curso usa a técnica teatral cognitiva comportamental, criada por Letícia e com consultoria de Ana Beatriz e tem o objetivo de ensinar a arte de interpretar desenvolvendo ferramentas necessárias para a inserção no mercado de trabalho. Essa técnica, através de exercícios específicos, trabalha emoções e sentimentos, agregando valores afetivos, morais e éticos.

É indicado como terapia complementar para ansiedade, fobias, síndromes e transtornos em geral, depressão e timidez, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo a auto-estima, confiança, conhecimento pessoal, memória, postura, projeção de voz e criatividade. Características necessárias para todas as atividades profissionais.

Tudo começou com a peça “Cordel do amor sem fim”, que é encenada já há cinco anos, com nove prêmios, pautada inteiramente nas emoções e no humor e dirigida por Leticia, em que um dos personagens da peça tem síndrome do pânico e TOC (transtorno obsessivo compulsivo). “Ao final da peça muitas pessoas vinham falar comigo, dizendo que o personagem lembrava muito alguém de suas famílias.”, lembra a atriz e diretora.

Leticia conta que a idéia de começar a desenvolver essa nova técnica teatral começou também quando leu o livro “Mentes perigosas – O psicopata mora ao lado”, da psiquiatra Best seller, sobre as pessoas que são psicopatas: “Todos os livros da Ana Beatriz me fascinaram, principalmente este dos psicopatas, pois o curso surgiu da curiosidade do psicopata não ter emoções e não ter nenhuma empatia. E esse curso é exatamente isso: o estudo das emoções.”

A diretora e atriz passou então a ficar apaixonada e admirada pelo trabalho de Ana Beatriz e a procurou há três anos. A psiquiatra então abraçou e investiu no novo projeto.

Outro livro da psiquiatra que também chamou a atenção de Leticia foi: “Bullying: Mentes perigosas nas escolas”. “Por causa desse livro comecei a desenvolver um projeto sobre o bullying nas escolas.”

A diretora diz que o curso é uma terapia complementar para atenuar os quadros de dificuldade, contidos nos livros de Ana Beatriz, que as pessoas têm. “Há um exercício próprio para cada aluno, com um olhar cuidadoso e caridoso em cada aluno, nos traços e características de cada um, uma superproteção em cada pessoa.”

Leticia, assim como João, dizem que há uma falta muito grande de emoções hoje no mundo por culpa das tecnologias. “Falta o carinho, o toque, por conta por exemplo dos smartphones que as pessoas usam no mundo de hoje”, comenta o ator. “Falta o afeto atualmente”, complementa ela, dizendo ainda que com as tecnologias as pessoas se fecham mais em casa: “A pessoa que tem fobia social por exemplo se conforma e passa por exemplo a comprar pão pela internet e não sai mais para a rua.”

A atriz também enfatiza a crítica no mundo hoje: “Precisamos parar de criticar os outros, tudo é crítica, por causa da curtida na mídia social. As pessoas ficam cada vez mais isoladas no mundo, precisamos trabalhar a generosidade e enxergar o outro, se enxergar no lugar do outro. E as pessoas precisam se aceitar e serem elas mesmas”.

A técnica teatral cognitiva comportamental está com inscrições abertas para aulas na ABM (Associação Bosque Marapendi), Clube Oásis, também na Barra da Tijuca, e no Tollhaus Arte, em Botafogo. As vagas são limitadas. Maiores informações e inscrições no e-mail: suzanapiresproducoes@hotmail.com e pelo telefone: (21) 98172-7930.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s