Um console com tecnologia de tablet e emparelhamento de computador

Projeto Shield da Nvidia.

Projeto Shield da Nvidia.

Chamado de “Projeto Shield”, o aparelho, um cruzamento entre um computador à maior parte dos usuários de videogames com uma tela pequena de tablet, será vendido diretamente aos consumidores, numa estratégia pouco comum para uma companhia mais conhecida por placas de processamento gráfico e microprocessadores para dispositivos móveis.

A revelação do aparelho, no dia 07 de Janeiro de 2013, pegou a indústria de surpresa. A Nvidia forneceu poucos detalhes além das especificações mais básicas. Executivos afirmaram que quando a empresa lançar o produto, poderá executar jogos compatíveis com o sistema operacional Android. O aparelho também é capaz de receber streams de jogos de computador.

“Tudo o que você faz com o seu aparelho Android funcionará aqui”, afirmou o presidente-executivo da Nvidia, Jen-Hsun Huang, a jornalistas, antes da abertura da feira Consumer Electronics Show, em Las Vegas. “Este é o ápice de cinco anos de trabalho.”, disse ele.

“A Nvidia tem mantido sigilo elevado sobre o Projeto Shield, com apenas poucos protótipos circulando dentro da companhia”, comentou uma fonte da empresa à Reuters.

Tablets e celulares inteligentes possuem limitadas funções de controle de jogos, como arrastar e bater os dedos. Ao integrar um controlador em uma tela, a Nvidia pode estar mirando jogadores mais frequentes de jogos como os de tiro em primeira pessoa ou outros títulos de ação intensa atualmente disponíveis para console.

Criado com a filosofia de que os jogos devem ser abertos e flexíveis, o Projeto Shield executa perfeitamente títulos tanto para Android quanto para computador. Como dispositivo Android puro dá acesso a qualquer jogo no Google Play. E como controle e receptor sem fio, pode transmitir jogos de um computador equipado com os chips gráficos GeForce GTX da NVIDIA, acessando títulos de sua biblioteca de jogos no STEAM de qualquer lugar em sua casa.

O console vem com dois joysticks, botão D-pad, botões ABXY, botões Iniciar/Voltar/Home/Volume e um botão multifuncional NVIDIA/liga-desliga. Uma tela de 5” sensível ao toque de alta resolução (1280×720) está integrada ao Shield.

O console Shield chegará aos EUA e ao Canadá no segundo trimestre de 2013. O preço do aparelho ainda não foi divulgado.

Veja um vídeo da Eurogamer de demonstração do produto na CES 2013:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s