Um espaço em Vargem Pequena que é muito mais que um antiquário

Espaço Via Alternativa

Espaço Via Alternativa

O espaço chama-se: “Espaço Via Alternativa” e fica em Vargem Pequena. O lugar existe há dois anos e meio e já foi localizado em Vargem Grande, onde possuía o nome de “Brechó via alternativa”. “ O local mudou para o nome atual pois passou a ter atividades artísticas em paralelo com o antiquário”, explicou Ana Lopes, dona do espaço.

A proprietária do Espaço Via Alternativa, Ana Lopes

A proprietária do Espaço Via Alternativa, Ana Lopes

O Via Alternativa apresenta  desde Julho de 2011, um bazar de brechós que vende livros, roupas, discos de vinis e antiguidades e coleções em geral, agregado a atividades artísticas. “O bazar é agregado a shows, apresentação de artistas plásticos, performances e saraus de poesia, sempre no último final de semana de cada mês”, contou Ana. No bazar já ocorreu por exemplo um show de tango e uma apresentação, no Carnaval de 2012, da Drag Queen Isabelita dos Patins.

No espaço há exposição de trabalhos de artistas plásticos

No espaço há exposição de trabalhos de artistas plásticos

Há também no espaço, uma vez por mês, uma exposição de artistas plásticos como as do escultor Hildebrando Lima e do artista plástico Clauber Cecconi, que já expuseram no espaço. Atualmente está terminando uma exposição do artista plástico Anselmo Constantino, acaba próximo dia 10 de Setembro de 2012.

O “espaço emporium”, onde são vendidos trabalhos de artistas que já exporam no Via Alternativa.

O “espaço emporium”, onde são vendidos trabalhos de artistas que já exporam no Via Alternativa.

Recentemente, há dois meses, foi criado no Via Alternativa o “Espaço emporium”, em que há um “show room”. “ O objetivo é vender trabalhos e peças de artistas que já fizeram exposição aqui no espaço”, explicou Ana. Está à venda no espaço por exemplo, trabalhos do artista plástico Paulo Vergueiro, que são feitos de vidros moldados e reciclados.

Foi lançado dia 24 de Agosto de 2012 no espaço uma revista idealizada e organizada por Ana, a revista “Arte de fato”, que trata de cultura e artes em geral. O lançamento contou com um sarau, com a presença do poeta Manoel Herculano, que já foi entrevistado pelo Barra da Cultura na matéria: “Calçadão da alma”. “A revista é distribuída gratuitamente e bimestralmente em escolas de arte, ateliês e escolas de música. E ainda a pessoa pode optar por assinar a revista por um ano, também gratuitamente, podendo também presentear um amigo”, comentou Ana.

O Espaço Via Alternativa fica na Estrada dos Bandeirantes, 12.320 – Vargem Pequena. Telefone: (21) 2428-2839.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s